Balanços Patrimoniais
Esta interface exibe os balanços patrimoniais da empresa (gerenciais ou
contábeis, conforme item de menu escolhido) no período selecionado
e permite efetuar encerramento do período atual e imprimir relatório Balanço e
DRE.
O Balanço gerencial representa um espelho do balanço patrimonial com a
diferença que ao gera-lo, as contas de resultado não são zeradas, obtendo-se uma
simulação do saldo da conta Lucros / Prejuízos acumulados.
Balanços Patrimoniais
Funcionalidades Principais desta Interface
Comportamento Padrão desta Interface
- Apagar o registro em foco: o THOTAU somente permitirá a
exclusão do último registro de balanço, ou seja, o THOTAU excluirá o
registro de data maior para o de menor data.
Exibir contas com saldo zero: Quando marcado exibe as contas
que estão com saldo zerado no balanço. Quando desmarcado, esconde estas contas.
Alguns Conceitos Básicos de Contabilidade:
Patrimônio: Conjunto de bens, direitos e obrigações
vinculados a uma Entidade, que podem ser avaliados economicamente.
- Ativo: Representa todos os bens, direitos e valores a
receber de uma Entidade.
- Passivo: Representa todas as obrigações financeiras que
uma Entidade tem para com terceiros. É tudo que deve, são as dívidas que ela
contraiu.
- Patrimônio Líquido: Representa o registro do valor que
os proprietários de uma Entidade tem aplicado no negócio.
- Despesas: São os gastos, desembolsados ou devidos pela
Entidade, necessários ao desenvolvimento e funcionamento de suas operações.
- Receitas: Considera-se o dinheiro que a Entidade recebe
ou tem direito a receber, proveniente das operações da mesma.
- Resultado: Representa a diferença entre as Despesas e
Receitas de um determinado período. Os tipos de Resultados são:
- Lucro: O total de Receitas é superior ao total de
Despesas.
- Prejuízo: O total de Despesas é maior que o total
das Receitas.
- Contas: é onde será registrado as transações ocorridas
de uma entidade.
- Lançamentos: É o registro de uma transação em uma
Conta.
- Débito e Crédito: São palavras convencionadas para
indicar se uma transação aumentará ou diminuirá o saldo em uma determinada
conta.
- Saldo: É a diferença entre o total dos débitos e o
total dos créditos efetuados em uma conta. O Saldo pode ser:
- Devedor: quando a soma dos débitos for maior do que a soma dos
créditos.
- Credor: quando a soma dos débitos for menor do que a soma dos
créditos.
- Nulo: quando a soma dos débitos for igual a soma dos créditos.
Curiosidade sobre a diferença entre Custo e Despesas
Custo é o gasto que está relacionado
diretamente com o objetivo social da Entidade. E, Despesas é o gasto que está relacionado
indiretamente com o objetivo social da Entidade.
Contas Contábeis: sua Natureza e sua Movimentação
Contas |
Natureza |
Aumentar |
Diminuir |
ATIVO |
Devedora |
Débito |
Crédito |
PASSIVO |
Credora |
Crédito |
Débito |
DESPESAS |
Devedora |
Débito |
Crédito |
RECEITAS |
Credora |
Crédito |
Débito |
CUSTO |
Devedora |
Débito |
Crédito |
SITUAÇÃO LÍQUIDA |
Credora |
Crédito |
Débito |
Método das Partidas Dobradas: É o método pelo qual cada
débito efetuado em uma ou mais contas, deve corresponder um crédito em uma ou
mais contas, de tal forma que o total debitado seja sempre igual ao total
creditado.
Balanço Patrimonial: É a demonstração contábil destinada a
evidenciar, quantitativa e qualitativamente, numa determinada data, a posição
patrimonial e financeira da Entidade. Ao realizar o Balanço Patrimonial, os dois
lados (ATIVO e PASSIVO) devem estar em equilíbrios com o mesmos totais, ou
seja, o Valor Total do ATIVO deve ser IGUAL ao Valor Total do PASSIVO. A isto
chamamos de Equilíbrio Patrimonial, de onde resulta a seguinte Equação
Patrimonial: Valor Total do ATIVO = Valor Total do PASSIVO
+ Valor Total do PATRIMÔNIO LÍQUIDO.
Como o THOTAU realiza o Encerramento do Período Contábil
É realizado em três etapas:
Primeiro: Calcula-se o CMV (Custos das Mercadorias Vendidas)
pela fórmula: Estoque Inicial + Compras - Estoque Final.
- O Resultado é debitado na conta Custo das Mercadorias Vendidas e
creditado na conta Estoque Próprio.
Segundo: Realiza o Encerramento das contas de
Custos/Despesas e Receitas da seguinte forma:
- Realiza o encerramento das contas de Receitas (debitando o valor do
saldo na respectiva conta) e transfere (ou seja, credita) o Saldo Total das
Receitas para a conta Apuração do Resultado do Exercício.
- Realiza o encerramento das contas de Custos/Despesas (creditando o valor
do saldo na respectiva conta) e transfere (ou seja, debita) o Saldo Total
dos Custos/Despesas para a Conta Apuração do Resultado do Exercício.
Terceiro: Calcula o Lucro ou Prejuízo do Período Contábil
pela fórmula: SALDO = RECEITAS - CUSTOS/DESPESAS.
- Se o valor do SALDO for MAIOR que zero (obteve LUCRO), então, é debitada
a conta Apuração do Resultado do Exercício e creditada a conta Lucro
Acumulado.
- Se o valor do SALDO for MENOR que zero (obteve PREJUÍZO), então, é
debitada a conta Prejuízo Acumulado e creditada a conta Apuração do
Resultado do Exercício.
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