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Nesta interface teremos as configurações das regras para venda a crédito para esta pessoa.
O usuário (Gerente ou Administrador) poderá especificar uma regra para cada pessoa, caso o usuário queira que a pessoa use a regra geral, que foi definida nos parâmetros do módulo, basta clicar em Usar regra padrão do sistema.
Bloquear a venda a crédito para a Pessoa definitivamente: Se este campo estiver marcado, o sistema não deixará que sejam efetuadas vendas a prazo para este cliente.
Checar a situação do crediário da pessoa (cliente) ao fechar vendas a prazo: Esse parâmetro ativa ou desativa o restante das checagens sobre crediário (demais parâmetros abaixo) a respeito de uma pessoa. Ele vai indicar para o sistema se deve ou não ser feita alguma checagem a respeito de crediário de forma geral. Marcando esse campo o usuário ativa a configuração detalhada abaixo onde ele deve especificar os detalhes de como essa checagem deve ser feita.
Quanto ao vencimento das contas a receber: Nesse grupo de opções temos uma relação de 5 parâmetros que definem como o sistema deve se comportar quando for feito um fechamento de venda a prazo para um cliente que, eventualmente, venha a ter atraso de pagamento em seu crediário. A saber:
Bloquear a Venda em Crediário com 'n' dias após vencimento (Zero dias = Imediatamente): Marcando esse item, o usuário estará definindo que as Vendas em Crediário para todas as pessoas devem ser bloqueadas caso o comprador seja um cliente com atraso de pagamento em Crediário. Para completar a configuração o usuário deverá preencher o número 'n' de dias de tolerância (após o vencimento) que será concedido a todos os devedores em atraso. É importante saber que os prazos que geram as datas de vencimentos para as vendas em crediário são definidos nas condições de pagamento e esses 'n' dias de tolerância são contados a partir do vencimento do prazo configurado na condição de pagamento. Se o usuário define essa regra para sua empresa e coloca Zero como o número de dias de tolerância, quer dizer que não haverá prazo de tolerância.
Exibir mensagem de alerta de vencimentos atrasados a partir de 'n' dias após o vencimento: Neste caso valem as mesmas definições acima, só que a mensagem apresentada é de Alerta e não de Erro. Isso permite ao usuário decidir continuar o fechamento a despeito de problemas de atraso de pagamento do cliente.
Ignorar o vencimento e continuar vendendo em crediário normalmente: Marcando esse item o usuário
define que nenhuma mensagem deve ser apresentada na checagem quanto ao
vencimento de contas a receber. A operação poderá ser fechada normalmente.
Quando o total em contas a receber da pessoa atingir o limite de crédito: Nesse grupo de opções temos uma relação de 4 parâmetros que definem como o sistema deve se comportar quando o total em contas a receber atingir o limite de crédito. A saber:
Bloquear a Venda no Crediário da pessoa: Marcando esse item, o sistema irá bloquear a venda em crédito para esta pessoa, assim que for atingido o limite de crédito.
Exibir mensagem de Alerta: Marcando esse item, o sistema irá exibir uma mensagem, codificada, para o usuário, indicando que esta pessoa atingiu o limite de crédito.
Ignorar: Marcando esse item, o sistema irá ignorar o limite de crédito desta pessoa.
Limite de crédito: Campo destinado ao limite de crédito da pessoa.
Mais detalhes sobre Política de Venda em Crediário
Botão "Mais": Esse dispositivo dará acesso ao complemento das configurações de Venda em Crediário dos Parâmetros de Configurações de Pessoas. Esse complemento vai permitir o atrelamento das checagens sobre o estado geral de Crediário para todas as Pessoas com as checagens referentes à política geral de Venda em Cheques Pré-datados também para todas as pessoas:
Para todos os casos de checagens
-Alertar: O sistema vai apresentar uma mensagem de alerta para a repetição e vai
permitir ao usuário decidir o que fazer, Continuar ou Cancelar.
-Bloquear: O sistema vai apresentar uma mensagem de erro impedindo a
inserção/modificação do registro até que o problema seja resolvido ou a edição seja cancelada.
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Tipo de validação quando existe cheque sem fundo pendente do Titular:
Tipo de validação quando existem cheques sustados pelo Titular:
Validação ao atingir o limite de cheques a compensar da pessoa (cliente):
Validação quando a venda a cheque estiver bloqueada para a pessoa (cliente):