
Buscar |
Thotau - Sistema Integrado de Gestão
Funcionalidade Geral do Sistema
|
 |
Thotau
|
 |
|
Planejamento de Compras
Esta ferramenta permite o usuário planejar as compras de suas mercadorias de
forma consciente para poder reduzir custos causados tanto pelo excesso de
estoque quanto pela falta do mesmo.

O Processo de Planejar Compras
O processo de planejamento de compras é dividido em três partes:
- Análise Histórica das Compras e Vendas
- Decisão de Compra
- Emissão do Pedido ou Cotação
Análise Histórica das Compras e Vendas
Uma etapa fundamental do planejamento de compras é
estudar o passado!

A parte superior da interface permite analisar detalhadamente toda a movimentação de Compras e Vendas da empresa
por período(s).
Entender o que aconteceu no passado é fundamental para estimar a demanda
dos produtos no futuro.
Principais funcionalidades da Análise de Compras e Vendas:
- Seleção de até 4 períodos de movimentações para o usuário fazer análise
comparativa e análise de tendências.
- Exibir apenas produtos de um determinado fornecedor
- Exibir todos produtos ou apenas produtos de determinados grupos, conjuntos
ou fabricantes (Opções do lado esquerdo).
- Exibir apenas produtos que foram vendidos em promoção (Opção no menu
Utilitários).
- Sugestão de Compra - O relatório é capaz de sugerir uma quantidade de
compra de cada produto, conforme sua demanda média no passado, seu estoque
mínimo e seu estoque máximo.
Decisão de Compra
Após ter identificado as necessidades e ter estimado as demandas, o usuário toma a decisão
de quais produtos írá comprar e suas respectivas quantidades.

A parte inferior da interface é reservada para armazenar a decisão de compra
do usuário.
Principais funcionalidades da Decisão de Compras:
- O usuário pode organizar suas decisões de compras por fornecedores e/ou
definir uma cotação que deverá ser feita (Opções do lado esquerdo).
- O usuário pode inserir itens na decisão de compras através de 3 maneiras:
- Apertar ENTER na Análise de Compras e Vendas (parte superior da
interface) após ter marcado, utilizando a barra de espaços do teclado,
os produtos que deseja incluir em sua decisão de compras.
- Apertar ENTER na Análise de Compras e Vendas (parte superior da
interface) para incluir o item focado em sua decisão de compras.
- Focalizar a tabela dos itens (tabela à direita da decisão de compras)
e usar o atalho Alt+I para uma inclusão manual.
- Previsão de estoque - O sistema, com base nos dados históricos, é capaz
de prever o estoque do produto quando ele chegar na empresa.
- Edição rápida - O usuário pode editar os dados de sua decisão de compras
diretamente na tabela de produtos. Para uma edição mais detalhada, poderá
utilizar o atalho Alt+A para exibir uma interface de alteração da decisão.
Emissão do Pedido/Cotação
Agora que o usuário já estimou a demanda dos produtos e já decidiu a compra,
ele deve emitir o pedido ou gerar uma cotação do planejamento de compras!

O usuário deve selecionar o fornecedor ou cotação na tabela da esquerda e
clicar no botão mostrado na imagem acima.
Agora que o pedido foi gerado, cabe ao usuário imprimí-lo e acompanhá-lo.
Interface Principal do Módulo