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Thotau - Sistema Integrado de GestãoMódulo Controle de Produtos e Serviços |
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Análise de Interseções de Vendas de Produtos
Esta interface permite a análise de cesta de mercado do estabelecimento para
descobrir quais produtos são comumente vendidos em grupo. As informações aqui
apresentadas são úteis para o planejamento de promoções, programas de fidelidade,
planos de descontos, layout do mercado e etc... Este relatório também é
conhecido como análise de afinidade de produtos ou análise de associação de
produtos.
Dados de entrada para análise.
- Identificação do Produto A: Qual produto ou conjunto de
produtos que deseja analisar as interseções de vendas. A análise será feita
nas vendas que contiverem este produto.
- Período de vendas: Define quais vendas serão
consideradas pela análise.
- Cupons fiscais: Se marcado, os cupons fiscais do
período definido serão considerados pela análise.
- Notas fiscais de venda: Se marcado, as notas fiscais de
vendas serão consideradas pela análise.
- Rankear por: Define qual métrica é a mais importante
para a análise.
- Vnds. Influenciadas - A quantidade de vendas que foram além do
esperado se os produtos fossem independentes entre si. Clique
aqui para mais informações.
- Frequência - A frequência em que os produtos foram vendidos quando o
produto A também esteve presente.
- Frequência mútua - Métrica para a interpretação "os clientes do
estabelecimento compram o produto A apenas se comprarem o produto B e
vice-versa".
- Quantidade - Quantidade vendida dos produtos nas vendas em que A
também esteve presente.
- Máximo de interseções: Quantidade máxima de registros
que serão retornadas pela análise.
- Agrupar resultado por conjuntos de produtos: Se marcado,
cada resultado será listado em conjunto de produtos e a interpretação será "Em
X% das vendas em que o produto A esteve presente, algum
produto do conjunto B também esteve presente".
Dados retornados pela análise.
Dado um produto A, o relatório lista quais outras
mercadorias foram comumente vendidas junto com A em um
determinado período de vendas. Cada registro da tabela representa uma associação
interpretada como "Em X% das vendas em que o produto A esteve
presente, o produto B também esteve presente".
- Código, Nome e GTIN do produto B - A identificação do
produto B na informação "Em X% das vendas que contiveram A, também
contiveram B".
- Frequência: Das vendas que contiveram A,
a parcela que também contiveram B.
- Qt. vendas influenciadas: A quantidade de transações
que contiveram A e B que foram além do esperado se A e B fossem
independentes entre si. Clique aqui
para mais informações.
- Frequência oposta: Das vendas que contiveram B, a
parcela que também contiveram A.
- Frequência mútua: Combinação da frequência e frequência
oposta. Quanto maior este valor, mais forte é a interpretação de que os
clientes do estabelecimento compram o produto A apenas se comprarem o
produto B e vice-versa.
- Qt. produto A na interseção: Soma da quantidade vendida
do produto A nas transações que contiveram A e B;
- Qt. produto B na interseção: Soma da quantidade vendida
do produto B nas transações que contiveram A e B;
- Qt. de vendas intercedidas: A quantidade de
transações no período que contiveram A e B.
Essa métrica, também conhecida como alavancamento ou leverage, denota a
quantidade de transações que contiveram o produto A e o produto
B que foram além da expectativa se A e
B fossem produtos não relacionados entre si.
Exemplo:
- Se em uma padaria o pão está presente em 50% das vendas, é
estatisticamente esperado que a análise encontre a interseção "Em 50% das
vendas em que PILHA esteve presente, PÃO também esteve presente" não pelo
fato de que PILHA e PÃO estão associados de alguma forma, e sim pelo simples
fato de que o PÃO vende muito. A métrica "Quantidade de Vendas Influenciadas",
neste caso, mede a quantidade de transações contendo PILHA e PÃO que estão
além do estatisticamente esperado pelo fato do PÃO estar presente em 50% das
vendas.
Quando esta métrica contiver o valor 0, significa que o produto A e B não
estão associados e são vendidos juntos por acaso.
Quando esta métrica
contiver um valor MAIOR que 0, significa que o produto A e B estão associados de
forma positiva e, estatisticamente falando, um influenciou a venda do outro de
alguma forma.
Quando esta métrica contiver um valor MENOR que 0, significa
que o produto A e B estão associados de forma negativa e, estatisticamente
falando, um influenciou a não venda do outro de alguma forma.
Interface Principal do Módulo