Buscar

Thotau - Sistema Integrado de Gestão

Módulo Controle de Serviços

Thotau >> Servico

Cadastro de Serviços


Através desta interface, colocamos os dados dos serviços numa inclusão ou alteração.



Código: O código será sugerido pelo sistema, de acordo com os serviços cadastrados.
Nome: Nome do serviço. Este campo comporta apenas 50 caracteres.
Referência: Código de referência do serviço.
Complemento: Complemento do serviço, este campo poderá ser usado para complementar o nome do serviço, este campo comporta 256 caracteres. 
GTIN: Global Trade Item Number  (Identificação de Itens Comerciais ), isto quer dizer, é um número global de identificação de um item comercial ou seja, a identificação deste item em forma de código de barras, que será usado para localizar o item na hora da venda ou de alguma movimentação. Este número é único para cada produto ou serviço e valerá para qualquer pais.
A regra geral define que é necessário um GTIN separado exclusivo para cada item comercial diferente. Isso implica que cada item deve receber um número diferente sempre que a variação for, de qualquer forma, aparente e significativa para qualquer parceiro na cadeia de suprimento, para que o usuário final ou para o cliente do varejo (consumidor final).
Explicação mais detalhada sobre GTIN.
Nome Curto: Campos destinado á descrição do serviço que será impressa no cupom fiscal, por conter apenas 30 caracteres, a descrição do serviço deverá ser reduzida ou abreviada.
Unidade: Campos destinado á unidade de medida do serviço, Un , m, kg, L,... no sistema estas unidades são cadastradas no menu Principal / Anexos / Cadastro de unidades.
Cota: Campos destinado á cota do serviço.
Definir Comissão: Através desta checagem, o usuário define se oserviço terá ou não comissão. A percentagem de comissão será usada no comissionamento, que será gerada através das transações de venda do serviço. Se esta opção estiver desmarcada, o usuário não terá acesso ao campo comissão. Saiba mais sobre comissionamento.
Inativo: Campos destinado á marcação se o serviço está inativo, como no sistema, uma vez que o serviço foi utilizado em alguma transação, ele não poderá mais ser apagado, se o serviço não existir mais ou não vai ser mais comercializado, ele poderá ser marcado como inativo, ficando assim oculto, não aparecendo mais nas interfaces de transações nem nos relatórios.
CNAE:Atividade econômica ao qual o serviço está relacionado.
Item do serviço:Item do serviço ao qual o serviço está relacionado.

Saiba mais sobre PIS e COFINS



Interface destinada á associação das Classificações aos serviços, podendo o usuário classificar os serviços de várias formas. Estas classificações serão muito úteis na hora de gerar relatórios por exemplo.
Conjuntos Definidos pelo Usuários: Alem das classificações, existe também a possibilidade do usuário criar conjuntos e associar os serviços a estes conjuntos, tornando o programa mais flexível.
Classificações e conjuntos são cadastrados através do menu Principal / Conjuntos.



Interface apenas informativa, constando as principais datas do serviço.

Cadastro: É a data que foi cadastrado o serviço.
Remarcação de PCA: É a data da última remarcação do Preço de Compra Atualizado do serviço.
Remarcação de PVN: É a data da última remarcação do Preço de Venda do serviço.
Última Venda: É a data da última venda do serviço.

Nesta interface, teremos os campos referentes aos preços do produto.

Custo: Esta parte, destina-se aos custos de aquisição do serviço:
   
Atualizado: Este campo destina-se ao Preço de Custo Atualizado ou seja, o Preço de Custo mais os impostos, despesas e etc....

Lucro(%): Este campo destina-se á margem de lucro que o proprietário deseja ter, baseando-se no Preço de Compra Atualizado, para se obter o Preço de Venda.

Lucro real(%): Este campo é apenas informativo, o programa irá calcular a diferença entre o Preço de Venda e o Preço de custo Atualizado e informar qual é percentagem real de lucro obtida.

Venda: Esta parte destina-se aos preços de vendas praticados pela empresa e é dividido em:

Normal: Este campo refere-se ao Preço de Venda, sem desconto e será usado nas transações onde não houverem incidência de desconto sobre este produto.

Desconto (%): Neste campo, o usuário definirá qual é a percentagem de desconto padrão dada para este serviço, para se obter o Preço com Desconto.

Preço com Desconto: Preço de Venda com Desconto, é obtido, dando-se o desconto padrão sobre o Preço de Venda Normal. Este preço será usado nas vendas onde houverem desconto, como por exemplo, Venda A Vista.

Desconto Máximo(%): Neste campo o usuário pode definir qual é a percentagem máxima de desconto permitida para este serviço, ou seja, se na hora da transação o usuário quiser dar um desconto maior do que o permitido, o programa não deixará. O Desconto Máximo nunca poderá ser menor que o Desconto Padrão.

Os Preços devem ter: Através destas opções o usuário define quantas casas decimais deverá ter os preços do serviço.



Classificação Fiscal (NBS):
Código do produto no cadastro da nomenclatura brasileira de serviços (NBS).
Situação Tributária de PIS: Estes campos são usados para informar como o serviço será tributado de PIS, escolha o código CST e a Natureza da Receita de acordo com a descrição que mais se adeque a tributação do serviço. Você também pode cadastrar um código CST do PIS como padrão em configurações. Saiba mais sobre Configurações.
Situação Tributária de COFINS:  Estes campos são usados para informar como o serviço será tributado de COFINS, escolha código CST e a Natureza da Receita de acordo com a descrição que mais se adeque a tributação do serviço. Você também pode cadastrar um código CST do COFINS como padrão em configurações. Saiba mais sobre Configurações.
Reter INSS em vendas para pessoas jurídicas: Campo destinado a definir se haverá retenção de INSS sobre o serviço para pessoas jurídicas.

 



Interface Principal do Módulo