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Quando o sistema estiver configurado como multiempresa, a interface de Cotação exibirá uma informação extra:
Na aba Cotação, além da data e uma observação para a cotação também é informado:
A aba Produtos, é destinada à inserção dos produtos que serão cotados. O usuário terá também nesta aba, várias informações e funcionalidades úteis para a cotação, tais como:
Obs.: O ICMS pode ser alterado depois que o produto é inserido na cotação. Para fazer a alteração é necessário clicar no botão + que se encontra na coluna Alterar ICMS.
A Quantidade Sugerida é outra funcionalidade relevante desta tela. Ao importar produtos para cotação, através de
Sugerir Produtos, o sistema calcula uma quantidade a ser comprada do produto e sugere para o usuário a utilizá-la para realizar a cotação
(Quantidade para Compra).
A aba Fornecedores, é destinada à escolha dos fornecedores que participarão da cotação de preços.
Há algumas informações sobre os fornecedores que são relevantes, como:
Prazo Médio de Entrega: É o prazo médio que o Fornecedor leva
para realizar a entrega da mercadoria.
Parâmetro definido no Cadastro do fornecedor, no campo
Prazo médio de entrega (dias), guia Comerciais desta tela.
Prazo de Pagamento: é o prazo médio
em dias que o fornecedor concede ao cliente para que este efetue o
pagamento das compras. Esse prazo está relacionado com a taxa
mensal para escolha do melhor preço que está como um
parâmetro do Sistema nas configurações.
O
prazo e a taxa são usados em conjunto no critério de
escolha do melhor preço pelo Sistema.
Exemplo:
Um
fornecedor possui como planos de pagamentos, 30, 60 e 90 dias. Logo
o prazo médio será 60 dias.
Se um outro fornecedor
possuir os planos 15, 30 e 45, então o prazo médio
será de 30 dias.
Crédito de ICMS: quando
esta opção estiver marcada significa que o fornecedor
em foco gera crédito de ICMS aos seus clientes.
Isso
funciona da seguinte forma:
Se a empresa fornecedora for
Débito/Crédito ela tem que pagar o imposto ICMS sobre
os produtos, assim quando o cliente comprar essas mercadorias não
terá que pagar o imposto de ICMS, pois já foi pago. Se
o cliente for revender as mercadorias ele terá que pagar
apenas a diferença do ICMS gerado depois de adicionar o lucro
na mercadoria com o crédito gerado pelo seu fornecedor.
Essa
questão é totalmente decisiva na hora de realizar a
escolha do melhor preço da cotação.
Exemplo:
Considere alíquota de 18 %
Fornecedor |
Crédito ICMS |
Produto |
Preço Compra |
Preço Venda (Empresa Proprietária) |
Valor Imposto |
Custo Total Produto |
1 Micro Empresa |
0 % |
X |
R$ 100,00 |
R$ 130,00 |
R$ 23,40 |
R$ 123,40 |
2 Deb/Cred |
18 % |
X |
R$ 100,00 |
R$ 130,00 |
R$ 5,40 * |
R$ 105,40 |
* Como o fornecedor 2 permite crédito de ICMS, este é abatido do imposto que
se paga na hora da venda do produto:
ICMS pago pelo fornecedor: R$ 100,00 * 0,18 = 18,00 de ICMS.
ICMS pago na venda: R$ 130,00 * 0,18 = R$ 23,40 - R$ 18,00 (pagos pelo fornecedor) = R$ 5,40
Partindo do pré-suposto que a empresa que está efetuando a compra seja Débito/Crédito, então para o caso
acima, o melhor preço seria do fornecedor 2, uma vez que, este nos oferece um crédito de ICMS no qual pode-se usá-lo para abater do
imposto na hora da venda. Sendo assim o custo final do produto será menor do que o preço do fornecedor 1.
Pedido Mínimo: informa o
valor mínimo do pedido para comprar do fornecedor. Isso
implica que, mesmo que um fornecedor ganhe em todos ou na maioria
dos preços, se o valor total dos produtos não
atingirem o valor do pedido mínimo então o cliente não
poderá comprar desse fornecedor. Assim é preciso
comprar mais quantidade ou mesmo pagar mais caro por um produto para
atingir o pedido mínimo e conseguir comprar os outros itens
com melhor preço.
O procedimento para a inserção dos fornecedores, semelhante à inserção de produtos.