|
Interface dos parâmetros de configuração do módulo.
Através desta interface podemos definir regras que vão permitir alguma customização do funcionamento do Módulo Pessoas e do Thotau como um todo, afim de que possa funcionar mais de acordo com as necessidades de cada usuário.
Caminho dos documentos
do inventário: Esse parâmetro vai indicar o caminho (pasta/diretório) onde ficam armazenados os documento do inventário. O
usuário deve criar uma pasta, de preferência dentro da pasta onde se encontra instalado o Thotau, nomeá-la de forma apropriada (ex.: 'doc'
ou 'inventário' <sem aspas>), e finalmente preencher o campo acima com o caminho completo para essa pasta criada (ex.: c:\thotau\doc).
Mais detalhes sobre inventário
Campos de PreenchimentoObrigatório: Aqui o usuário define se os campos citados nesta Caixa devem ser obrigatoriamente preenchidos durante o cadastro ou não. Caso algum destes campos de checagem seja marcado o sistema irá impedir que o usuário deixe o respectivo campo vazio durante o cadastro, apresentando uma mensagem de erro.
Conjunto para classificar Pessoa: Indicar qual Sub-Conjunto de Pessoas deve ter sua Definição de Cor usada para colorir dados de Pessoas apresentados nas interfaces de Suporte e Ordem de Serviço. Todas as pessoas associadas a este sub-conjunto terão seus dados realçados com a Cor do mesmo quando aparecerem nas interfaces citadas acima. Nas próximas versões do Thotau o título desse campo será alterado para 'Conjunto cujos dados de pessoas devem ser destacados'.
Caminho dos arquivos de imagens das pessoas: Indicar qual o caminho onde serão salvas as imagens ou fotos das pessoas. As imagens serão salvas neste caminho, no formato jpg e o nome do arquivo será o código da pessoa.
Preenchimento Obrigatório do Responsável pelo Cliente: O usuário pode definir, a exemplo dos Campos de Preenchimento Obrigatório (acima), a obrigatoriedade do preenchimento do campo “Responsável pelo Cliente” no cadastro da Pessoa. Nas próximas versões do Thotau este parâmetro aparecerá juntamente com os outros em Campos de Preenchimento Obrigatório.
Sexo Padrão para o Cadastro: Com esse parâmetro o usuário define o sexo padrão a ser sugerido para todas as inserções de registros de Pessoas (novos registros) do cadastro de Pessoas. Essa sugestão, obviamente, se o usuário não alterá-la, ficará definida como o sexo da nova pessoa.
Informar aniversariante automaticamente: O módulo Pessoas possui uma funcionalidade que é responsável por apresentar, na carga do módulo, um formulário com a relação de aniversariantes do dia. Desde que os dados da Pessoa (em Funcionários, Vendedores e Terceiros - FVT) estejam devidamente preenchidos, o usuário poderá configurar, com esse parâmetro, que essa funcionalidade fique ativa ou não.
Editor de Textos: O usuário pode definir qual editor de
textos ele usa em seu sistema. Esse parâmetro é usado, por exemplo, para abrir o inventário associado a um registro de Pessoa.
CPF Repetido: O usuário vai definir como o sistema
deve se comportar quando estiver sendo feita a inserção/modificação de um registro no cadastro de Pessoas (Pessoa Física) e o campo CPF for
preenchido com um valor já existente em outro registro do cadastro. Isso vale para qualquer registro de Pessoa (Física, Jurídica, FVT ou
Fornecedor). Os valores possíveis são:
-Alertar:
O sistema vai apresentar uma mensagem de alerta para a repetição e vai
permitir ao usuário decidir o que fazer, Continuar ou Cancelar.
-Bloquear:
O sistema vai apresentar uma mensagem de erro impedindo a inserção/modificação do registro até que o problema seja resolvido ou a edição seja cancelada.
-Ignorar: O
sistema não fará nenhuma checagem.
RG Repetida: O mesmo tratamento acima é dado para o preenchimento do campo RG (Identidade) da Pessoa Física.
CNPJ Repetido: Idem para o campo CNPJ-Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (Pessoa Jurídica)
Insc.Est. Repetida: Idem para o campo Inscrição Estadual (Pessoa Jurídica)
Insc.Mun. Repetida: Idem para o campo Inscrição Municipal
(Pessoa Jurídica).
Nesta guia o usuário (Gerente ou Administrador) poderá configurar, de maneira geral, alguns aspectos da política de crediário da sua empresa.
Checar a situação do crediário da pessoa (cliente) ao fechar vendas a prazo: Esse parâmetro ativa ou desativa o restante das checagens sobre crediário (demais parâmetros abaixo) a respeito de uma pessoa. Ele vai indicar para o sistema se deve ou não ser feita alguma checagem a respeito de crediário de forma geral. Marcando esse campo o usuário ativa a configuração detalhada abaixo onde ele deve especificar os detalhes de como essa checagem deve ser feita.
Quanto ao vencimento das contas a receber: Nesse grupo de opções temos uma relação de 6 parâmetros que definem como o sistema deve se comportar quando for feito um fechamento de venda a prazo para um cliente que, eventualmente, venha a ter atraso de pagamento em seu crediário. A saber:
Bloquear: Marcando esse paramêtro, o usuário estará definindo que as Vendas em Crediário para todas as pessoas devem ser bloqueadas caso o comprador seja um cliente com atraso de pagamento em Crediário. Para completar a configuração o usuário deverá preencher o número 'n' de dias de tolerância (após o vencimento) que será concedido a todos os devedores em atraso. É importante saber que os prazos que geram as datas de vencimentos para as vendas em crediário são definidos nas condições de pagamento e esses 'n' dias de tolerância são contados a partir do vencimento do prazo configurado na condição de pagamento. Se o usuário define essa regra para sua empresa e coloca Zero como o número de dias de tolerância, quer dizer que não haverá prazo de tolerância. Ao selecionar essa opção é necessário definir no campo "Bloquear após (Dias):" a quantidade de dias que será permitido vender para aquele cliente sem o bloqueio.
Alertar: Neste caso valem as mesmas definições acima, só que a mensagem apresentada é de Alerta e não de Erro. Isso permite ao usuário decidir continuar o fechamento a respeito de problemas de atraso de pagamento do cliente. Os dias que definirão quando a alerta será exibida após o vencimento será definido em "Alertar após (Dias):".
Alertar e Bloquear: Neste caso será necessário preencher os dois campos (Dias de alerta e bloqueio). Primeiro o sistema vai considerar os dias de alerta, ou seja, irá alertar ao usuário ao vender no crediário até que os dias definidos para o bloqueio sejam alcançados, ai então o sistema começará a bloquear as vendas no crediário.
Ignorar: Marcando esse item o usuário
define que nenhuma mensagem deve ser apresentada na checagem quanto ao vencimento de contas a receber. A operação poderá ser fechada normalmente.
Mais detalhes sobre Política de Venda em Crediário
Quando o total em contas a receber da pessoa atingir o limite de crédito: Nesse grupo de opções temos uma relação de 4 parâmetros que definem como o sistema deve se comportar quando o total em contas a receber atingir o limite de crédito. A saber:
Bloquear a Venda no Crediário da pessoa: Marcando esse item, o sistema irá bloquear a venda em crédito para esta pessoa, assim que for atingido o limite de crédito.
Exibir mensagem de Alerta: Marcando esse item, o sistema irá exibir uma mensagem, codificada, para o usuário, indicando que esta pessoa atingiu o limite de crédito.
Ignorar: Marcando esse item, o sistema irá ignorar o limite de crédito desta pessoa.
Limite de crédito: Campo destinado ao limite de crédito da pessoa. Quando o valor definido for 0 (zero), dependendo da opção selecionada em "Quando o total em contas a receber da pessoa atingir o limite de crédito", o venda será bloqueado imediatamente.
Usar regra configurada por empresa: Marcada essa opção, a configuração padrão passa a ser a regra configurada para cada empresa.
Para configurar a regra padrão de cada empresa, deverá ser acessado o botão Config. regras de limite de crédito por empresa.
Botão "Mais": Esse dispositivo dará acesso ao complemento das configurações de Venda em Crediário dos Parâmetros de Configurações de Pessoas. Esse complemento vai permitir o atrelamento das checagens sobre o estado geral de Crediário para todas as Pessoas com as checagens referentes à política geral de Venda em Cheques Pré-datados também para todas as pessoas:
Para todos os casos de checagens
-Alertar: O
sistema vai apresentar uma mensagem de alerta para a repetição e vai permitir ao usuário decidir o que fazer, Continuar ou Cancelar.
-Bloquear: O
sistema vai apresentar uma mensagem de erro impedindo a inserção/modificação do registro até que o problema seja resolvido ou a edição seja cancelada.
-Ignorar: O
sistema não fará nenhuma checagem.
Tipo de validação quando existe cheque sem fundo pendente do Titular:
Tipo de validação quando existem cheques sustados pelo Titular:
Validação ao atingir o limite de cheques a compensar da pessoa (cliente):
Validação quando a venda a cheque estiver bloqueada para a pessoa (cliente):
Nesta guia o usuário poderá configurar de maneira geral, qual é a política para venda a cheque da sua empresa.
Ao verificar limite de cheques a compensar: Esse parâmetro indica o que o sistema deverá fazer ao verificar que o limite de cheques a compensar do cliente foi atingido, bloquear a venda, alertar sobre a situação, ignorar ou usar regra por empresa.
Para configurar a regra padrão de cada empresa, deverá ser acessado o botão Config. regras de limite de cheque por empresa
Quanto o crédito estiver bloqueado: Nesse GroupBox temos as opções de como o programa comportará quando o cliente estiver com crédito bloqueado, se é para bloquear a venda em cheque, se é para o sistema alertar o vendedor ou se é para ser ignorado este bloqueio.
Ao verificar contas a receber vencidas: Nesse GroupBox temos as opções de como o programa comportará quando o cliente estiver com contas a receber vencidas, se é para bloquear a venda em cheque, se é para o sistema alertar o vendedor ou se é para ser ignorado este bloqueio.
Ao ultrapassar o limite de crédito: Nesse GroupBox temos as opções de como o programa comportará quando o cliente ultrapassar o limite de crédito definido no seu cadastro, se é para bloquear a venda em cheque, se é para o sistema alertar o vendedor ou se é para ser ignorado este bloqueio.
Validação por parte do titular do cheque: Nesse GroupBox temos todas as opções de como o programa comportará quanto ao tratamento dado aos cheques de um titular.
Quanto existir cheque sem fundo pendente: Nesse GroupBox temos as opções de como o programa comportará quando existir cheque sem fundo pendente do titular do cheque, se é para bloquear a venda em cheque, se é para o sistema alertar o vendedor ou se é para ser ignorado este bloqueio.
Quanto existir cheque sustados pendente: Nesse GroupBox temos as opções de como o programa comportará quando existir cheque sustado pendente do titular do cheque, se é para bloquear a venda em cheque, se é para o sistema alertar o vendedor ou se é para ser ignorado este bloqueio.
Validar limite de cheques a compensar quando o cliente não for preenchido: Nesse GroupBox temos as opções de como o programa comportará quanto a validação de limite de cheques a compensar, quando o cliente não for preenchido, se é para bloquear a venda em cheque, se é para o sistema alertar o vendedor ou se é para ser ignorado este bloqueio.
Valor máximo de cheques a compensar por titular: Neste campo será definido o valor máximo padrão para cheques a compensar por titular do cheque.
Valor máximo de cheques a compensar por pessoa (cliente): Neste campo será definido o valor máximo padrão para cheques a compensar por pessoa.
Nesta guia o usuário poderá configurar, os parâmetros específicos deste módulo
Ignorar versão do banco de dados quando for compatível com este módulo: Quando o aplicativo está com versão diferente da versão compatível com a versão do banco de dados, esta opção fica habilitada, podendo assim ser marcada para ignorar as checagens que o sistema faz quantos a compatibilidade do aplicativo e o banco de dados.
Emitir beep ao exibir mensagens de informação, confirmação e erros: Marcado, o sistema emitirá beeps quando for exibido qualquer mensagem. Desmarcado, o sistema não emitirá nenhum beep. Para ativar ou desativar este parâmetro será necessário reiniciar o módulo para que a configuração passe a funcionar. O beep tem a função de alertar o usuário para qualquer evento que aconteça durante a execução do módulo.
Permitir executar apenas uma instância do aplicativo por usuário: Marcado, o sistema permitirá executar um módulo uma única vez por usuário, ou seja,
não será possível abrir mais de uma vez o mesmo módulo no mesmo terminal.
Ex: Se o módulo Nota Fiscal estiver em execução por um usuário, e um outro usuário deseja executar
esse mesmo módulo no mesmo terminal, o sistema não permitirá acessar novamente.
Desmarcado, o sistema permitirá executar um módulo mais de uma vez por usuário, ou seja,
será possível abrir mais de uma vez o mesmo módulo no mesmo terminal.
Checar status da impressora antes de imprimir: Esta opção quando marcada significa que o programa vai checar o status da impressora antes de enviar os dados para impressão, caso a impressora não esteja disponível então os dados não serão enviados.
Identificação deste terminal: Permite definir qual é o terminal, para que na efetivação de documentos o sistema possa identificar automaticamente a conta associada ao terminal no plano de contas e efetuar a efetivação.