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Thotau - Sistema Integrado de Gestão

Módulo Controle Fiscal

Thotau >> CtrlFiscal

Gerar Escrituração Contábil Digital


Esta funcionalidade permite gerar os registros de escrituração contábil digital componentes do SPED.
Informe o período e marque as opções desejadas, em seguida clique no botão OK para que os registros sejam gerados.

O sistema irá gerar um arquivo no formato txt e layout determinado pela SEF. Veja imagem de um arquivo gerado e alguns tipos de registros existentes.



Período: Informar período contábil para gerar escrituração

Filtrar dados Considerando o Período: Caso necessário para conferência, informar um período reduzido para gerar as informações contábeis.

Tipo de Escrituração: É possível gerar pelo Thotau três tipos de Escrituração Contábil Digital:
        G - Livro Diário (Completo, sem escrituração auxiliar)
        A - Livro Diário Auxiliar ao Diário com Escrituração Resumida
        Z - Razão Auxiliar

Situação no Início do Período: Indicar qual é a situação de início da escrituração contábil.
        0 - Normal (Início no primeiro dia do ano)
        1 - Abertura
        2 - Resultante de cisão/fusão ou remanescente de cisão, ou realizou incorporação
        3 - Início de obrigatoriedade da entrega da ECD no curso do ano calendário

Situação Especial: Marcar essa opção caso a escrituração esteja relacionada com alguma situação especial.
        1 - Cisão
        2 - Fusão
        3 - Incorporação
        4 - Extinção
        5 - Transformação

O item 5 - Transformação deve ser usado quando, por exemplo, a empresa passar de limitada (LTDA) para sociedade anônima (S.A).

Indicador de finalidade de Escrituração:
        0 - Original
        1 - Substituta com NIRE
        2 - Substituta sem NIRE
        3 - Substituta com troca de NIRE

Escrituração Substituta: Caso o Indicador de finalidade de Escrituração não seja a 0 - Original, deve-se informar o Código Hash da Escrituração Substituída e o NIRE da escrituração Substituída.

Informações dos Livros Contábeis: Caso o Tipo de Escrituração seja A ou Z, deve-se selecionar as contas que deseja-se gerar escrituração. O sistema irá gerar um arquivo de escrituração para cada conta escolhida.
Caso seja necessário alterar o título da conta ou a numeração usar opção Editar. Só será permitido editar caso a numeração 1 e não tenha ainda gerado uma ECD anteriormente para essa conta.

Gerar Demonstrações Contábeis: Essa opção deve ser marcada caso o Tipo de Escrituração seja G e deseja-se gerar os registros J005, J100 e J150 relacionados a Demonstrações Contábeis, Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício, respectivamente.

Verificar Registros Antes da Geração: Com essa opção marcada, o sistema faz conferência de dados cadastrais antes da geração da escrituração.

Caminho do(s) Arquivo(s): O sistema sugere o caminho do arquivo de acordo com as opções marcadas, podendo ser alterada pelo usuário.

Obs. Caso exista mais de uma empresa relacionada no Balanço o arquivo gerado será referente as empresas relacionadas.



Interface Principal do Módulo