Gerar Escrituração Contábil Digital
Esta funcionalidade permite gerar os registros de escrituração contábil digital componentes do SPED.
Informe o período e marque as opções desejadas, em seguida clique no botão OK para que os registros sejam gerados.
O sistema irá gerar um arquivo no formato txt e layout determinado pela SEF.
Veja imagem de um arquivo gerado e alguns tipos de
registros existentes.
Período: Informar período contábil para gerar escrituração
Filtrar dados Considerando o Período: Caso necessário para conferência,
informar um período reduzido para gerar as informações contábeis.
Tipo de Escrituração: É possível gerar pelo Thotau três tipos de Escrituração
Contábil Digital:
G - Livro Diário (Completo, sem escrituração auxiliar)
A - Livro Diário Auxiliar ao Diário com Escrituração Resumida
Z -
Razão Auxiliar
Situação no Início do Período: Indicar qual é a situação
de início da escrituração contábil.
0 - Normal (Início no primeiro dia do
ano)
1 - Abertura
2 - Resultante de cisão/fusão ou remanescente de cisão,
ou realizou incorporação
3 - Início de obrigatoriedade da entrega da ECD no
curso do ano calendário
Situação Especial: Marcar essa opção caso a
escrituração esteja relacionada com alguma situação especial.
1 - Cisão
2 - Fusão
3 - Incorporação
4 - Extinção
5 - Transformação
O item 5
- Transformação deve ser usado quando, por exemplo, a empresa passar de
limitada (LTDA) para sociedade anônima (S.A).
Indicador de finalidade de
Escrituração:
0 -
Original
1 - Substituta com NIRE
2 - Substituta sem NIRE
3 -
Substituta com troca de NIRE
Escrituração Substituta: Caso o Indicador de finalidade de
Escrituração não seja a 0 - Original, deve-se informar o Código Hash da
Escrituração Substituída e o NIRE da escrituração Substituída.
Informações dos Livros Contábeis: Caso o Tipo de Escrituração seja A ou Z,
deve-se selecionar as contas que deseja-se gerar escrituração. O sistema irá
gerar um arquivo de escrituração para cada conta escolhida.
Caso seja
necessário alterar o título da conta ou a numeração usar opção Editar. Só será
permitido editar caso a numeração 1 e não tenha ainda gerado
uma ECD anteriormente para essa conta.
Gerar Demonstrações Contábeis:
Essa opção deve ser marcada caso o Tipo de Escrituração seja G e deseja-se gerar
os registros J005, J100 e J150 relacionados a Demonstrações Contábeis, Balanço
Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício, respectivamente.
Verificar Registros Antes da Geração: Com essa opção marcada, o sistema faz
conferência de dados cadastrais antes da geração da escrituração.
Caminho do(s) Arquivo(s):
O sistema sugere o caminho do arquivo de acordo com as opções marcadas, podendo
ser alterada pelo usuário.
Obs. Caso exista mais de
uma empresa relacionada no
Balanço o arquivo gerado será referente as empresas relacionadas.
Interface Principal do Módulo