Buscar

Thotau - Sistema Integrado de Gestão

Módulo Notas Fiscais

Thotau >> NF

Efetivar / Desefetivar Nota Fiscal


As funções de efetivação e desefetivação da nota fiscal geram lançamentos em contas do Plano de Contas da empresa.

Função de efetivação da nota fiscal em foco. Se a nota já estiver efetivada então será exibido "Desefetivar nota".


Procedimento Padrão Quanto à Efetivação e Desefetivação de Notas Fiscais

Efetivar Nota Fiscal: Quando é feita a efetivação de uma nota de compra a vista de mercadorias, o sistema faz um lançamento contábil de débito numa conta de despesa (por exemplo Compra de Mercadorias) e um lançamento de crédito numa conta de ativo (por exemplo Conta Caixa). Se a compra for a prazo, além de fazer os lançamentos nas contas apropriadas, o sistema também vai gerar automaticamente as contas a pagar referentes à operação. 

A conta escolhida automaticamente na efetivação deve ter sido anteriormente configurada na interface Associação de Operações com Plano de Contas, dessa forma, caso tenha sido definida mais de uma conta associada por CFOP o sistema irá abrir a interface Selecionar conta associada ao CFOP.

Desefetivar Nota Fiscal: Esta funcionalidade faz o oposto da efetivação, desfazendo todos os lançamentos realizados. Quando é feita a desefetivação de uma operação de compra a vista de mercadorias, o sistema desfaz o lançamento contábil de débito da conta de despesa (por exemplo Compra de Mercadorias) e desfaz também o lançamento de crédito da conta de ativo (por exemplo Conta Caixa). Se a compra tiver sido a prazo, além de desfazer os lançamentos das contas, o sistema também irá excluir as contas a pagar referentes à operação.

Ao executar a efetivação de uma nota fiscal o sistema verifica as condições negociadas para a nota e define as formas de pagamento com base nestas verificações. Se a condição for a vista (parcela = 0 ou parcela = 1 e prazo = 0) então o sistema registra a efetivação usando a forma "dinheiro", se a condição for a prazo então a forma usada será "crediário". Pode ocorrer de parte da transação ser a vista e parte a prazo então as duas formas serão usadas. O usuário pode optar por definir as formas de pagamento usando a opção existente no menu Utilitários, neste caso a interface será exibida para definir as formas de pagamento. Se a nota fiscal for desefetivada então as formas de pagamento usadas serão excluídas pelo sistema.

Observação: Se a nota possuir parcelas e alguma das parcelas tiver sido quitada (ou feito abatimento) então o sistema não permitirá a desefetivação da nota. O usuário deverá desfazer a quitação da parcela para só então executar a desefetivação. Outra situação que o sistema não permite desefetivar é quando a nota for gerada a partir de pedidos efetivados, neste caso o usuário deverá estornar a nota fiscal.

Atenção: Se a nota fiscal tiver sido gerada a partir de um documento gerencial, por exemplo um Pedido, que tenha sido efetivado então ao efetivar a nota fiscal o sistema vai substituir os lançamentos contábeis do documento gerencial pelos lançamentos contábeis da nota fiscal, assim como as contas a pagar ou receber quando for o caso.

Para visualizar os lançamentos contábeis da nota fiscal em foco acesse o menu Utilitários ==> Lançamentos Contábeis, a interface passará a exibir as contas que foram debitadas e creditadas.


Interface de Notas Próprias
Interface de Notas de Terceiros


Interface Principal do Módulo