|
As funções de processamento e estorno da nota fiscal provocam alterações nos estoques dos produtos registrados na nota.
Procedimento Padrão Quanto ao Processamento e Estorno de Notas Fiscais
Processar Nota Fiscal: Quando é feito o processamento de uma nota de entrada de mercadorias (compra por exemplo) o estoque do produto aumenta, quando é feito o processamento de uma nota de saída de mercadorias (venda por exemplo) o estoque do produto diminui.
Estornar Nota Fiscal: Esta funcionalidade faz o oposto do processamento. Quando é feito o estorno de uma nota de entrada de mercadorias (compra por exemplo) o estoque do produto diminui, quando é feito o estorno de uma operação de saída de mercadorias (venda por exemplo) o estoque do produto aumenta.
Ao executar operações de processamento e estorno o sistema altera outros campos no banco de dados, além do estoque, como datas de última entrada e última compra ou datas de última saída e última venda. No caso de notas de entrada o sistema atualiza ainda os campos PCM (Preço de Compra Médio) e PC (Preço de Última Compra).
Quanto a notas fiscais geradas a partir de pedidos as alterações nos estoques também são um pouco diferenciadas. Por exemplo, ao processar uma nota fiscal de saída gerada a partir de um pedido de venda, o sistema apenas diminui a quantidade de estoque da coluna "Saída a Consolidar" porque este campo foi incrementado quando o pedido de venda foi processado. No caso de processamento de uma nota fiscal de entrada gerada a partir de um pedido de compra, o sistema diminui a quantidade de estoque da coluna "Entrada a Consolidar". O campo "Estoque Disponível" não é alterado quando uma nota fiscal de entrada ou saída gerada a partir de pedidos é processada.
Atenção: Quando uma nota fiscal é gerada a partir de um pedido o sistema automaticamente processa a nota para impedir que ela seja modificada e fique diferente do pedido. Se o usuário tentar estornar esta nota o sistema irá permitir o estorno, manterá o vínculo com o pedido, mas não permitirá que altere quantidade dos itens, nem insira ou delete itens.
Observação: Dependendo da classificação do CFOP usado na nota fiscal o sistema pode ter um comportamento diferenciado quanto ao processamento e estorno da nota. Veja a tabela de classificação de CFOPs.