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Nesta interface teremos acesso aos parâmetros da regra para venda a cheque para a pessoa.
O usuário (Gerente ou Administrador) poderá especificar uma regra para cada pessoa, caso o usuário queira que a pessoa use a regra geral, que foi definida nos parâmetros do módulo, basta clicar em Usar regra padrão do sistema.
Bloquear a venda no cheque para a pessoa definitivamente: Se este campo estiver marcado, o sistema não deixará que sejam efetuadas vendas no cheque para este cliente.
Verificar cheques: Esse parâmetro ativa ou desativa o restante das checagens sobre cheques (demais parâmetros abaixo) a respeito de uma pessoa. Ele vai indicar para o sistema se deve ou não ser feita alguma checagem a respeito de cheques de forma geral. Marcando esse campo o usuário ativa a configuração detalhada abaixo onde ele deve especificar os detalhes de como essa checagem deve ser feita.
Tipo de validação quando existe cheque sem fundo pendente do titular: Nesse grupo de opções temos uma relação de 3 parâmetros que definem como o sistema deve se comportar quando for feito um fechamento de venda e, eventualmente, o cliente possua cheques sem fundos.
Bloquear : Marcando esse item, o usuário estará definindo que as Vendas no cheque deva ser bloqueadas caso o comprador seja um cliente com cheques sem fundos.
Alertar: Neste caso valem as mesmas definições acima, só que a mensagem apresentada é de Alerta e não de Erro. Isso permite ao usuário decidir continuar o fechamento a despeito de problemas de cheques sem fundos do cliente.
Ignorar: Marcando esse item o usuário define que nenhuma mensagem deve ser apresentada na checagem quanto a cheques sem fundos. A operação poderá ser fechada normalmente.
Tipo de validação quando existem cheques sustados pelo titular: Nesse grupo de opções temos uma relação de 3 parâmetros que definem como o sistema deve se comportar quando for feito um fechamento de venda e, eventualmente, o cliente possua cheques sustados.
Bloquear : Marcando esse item, o usuário estará definindo que as Vendas no cheque deva ser bloqueadas caso o comprador seja um cliente com cheques sustados.
Alertar: Neste caso valem as mesmas definições acima, só que a mensagem apresentada é de Alerta e não de Erro. Isso permite ao usuário decidir continuar o fechamento a despeito de problemas de cheques sustados do cliente.
Ignorar: Marcando esse item o usuário define que nenhuma mensagem deve ser apresentada na checagem quanto a cheques sustados. A operação poderá ser fechada normalmente.
Tipo de validação quando o limite de cheques a compensar da pessoa (cliente) for atingindo: Nesse grupo de opções temos uma relação de 5 parâmetros que definem como o sistema deve se comportar quando o total em cheques a receber atingir o limite de cheques do cliente. A saber:
Bloquear: Marcando esse item, o sistema irá bloquear a venda no cheque para esta pessoa, assim que for atingido o limite de cheques.
Alertar: Marcando esse item, o sistema irá exibir uma mensagem para o usuário, indicando que esta pessoa atingiu o limite de cheques.
Ignorar: Marcando esse item, o sistema irá ignorar o limite de cheques desta pessoa.
Limite de cheques do Cliente: Neste campo será definido o valor máximo para cheques a compensar por pessoa.
Limite de cheques do Titular: Neste campo será definido o valor máximo para cheques a compensar por titular do cheque.
Usar regra por empresa: Para esse cliente deverá ser considerada a regra especializada por empresa. Para isso deverá ser definido as especializações na interface Config. por empresa
Verificar o crédito ao vender em Cheque:: Esse parâmetro ativa ou desativa o restante das checagens sobre crédito (demais parâmetros abaixo) a respeito de uma pessoa. Ele vai indicar para o sistema se deve ou não ser feita alguma checagem a respeito do crédito de forma geral. Marcando esse campo o usuário ativa a configuração detalhada abaixo onde ele deve especificar os detalhes de como essa checagem deve ser feita.
Tipo de validação quando verificar contas a receber vencidas da pessoa (cliente): Nesse grupo de opções temos uma relação de 3 parâmetros que definem como o sistema deve se comportar quando for feito um fechamento de venda e, eventualmente, o cliente possua contas a receber vencidas.
Bloquear : Marcando esse item, o usuário estará definindo que as Vendas no cheque deva ser bloqueadas caso o comprador seja um cliente com contas a receber vencidas.
Alertar: Neste caso valem as mesmas definições acima, só que a mensagem apresentada é de Alerta e não de Erro. Isso permite ao usuário decidir continuar o fechamento a despeito de problemas de contas a receber vencidas do cliente.
Ignorar: Marcando esse item o usuário define que nenhuma mensagem deve ser apresentada na checagem quanto a contas a receber vencidas. A operação poderá ser fechada normalmente.
Tipo de validação quando a pessoa (cliente) estiver com crédito bloqueado: Nesse grupo de opções temos uma relação de 3 parâmetros que definem como o sistema deve se comportar quando for feito um fechamento de venda e, eventualmente, o cliente esteja com o crédito bloqueado.
Bloquear : Marcando esse item, o usuário estará definindo que as Vendas no cheque deva ser bloqueadas caso o comprador seja um com o crédito bloqueado.
Alertar: Neste caso valem as mesmas definições acima, só que a mensagem apresentada é de Alerta e não de Erro. Isso permite ao usuário decidir continuar o fechamento a despeito de problemas de crédito bloqueado do cliente.
Ignorar: Marcando esse item o usuário define que nenhuma mensagem deve ser apresentada na checagem quanto a contas a receber vencidas. A operação poderá ser fechada normalmente.
Ao ultrapassar o limite de crédito: Nesse grupo de opções temos uma relação de 3 parâmetros que definem como o sistema deve se comportar quando for feito um fechamento de venda e, eventualmente, com o valor da venda ultrapassar o limite de crédito do cliente.
Bloquear : Marcando esse item, o usuário estará definindo que as Vendas no cheque deva ser bloqueadas caso ultrapassar o limite de crédito.
Alertar: Neste caso valem as mesmas definições acima, só que a mensagem apresentada é de Alerta e não de Erro. Isso permite ao usuário decidir continuar o fechamento a despeito de problemas de ultrapassar o limite de crédito do cliente.
Ignorar: Marcando esse item o usuário define que nenhuma mensagem deve ser apresentada na checagem quanto a contas a receber vencidas. A operação poderá ser fechada normalmente.