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Nesta interface teremos as configurações das regras para venda a crédito para esta pessoa.
O usuário (Gerente ou Administrador) poderá especificar uma regra para cada pessoa, caso o usuário queira que a pessoa use a regra geral, que foi definida nos parâmetros do módulo, basta clicar em Usar regra padrão do sistema.
Bloquear a venda a crédito para a Pessoa definitivamente: Se este campo estiver marcado, o sistema não deixará que sejam efetuadas vendas a prazo para este cliente.
Checar a situação do crediário da pessoa (cliente) ao fechar vendas a prazo: Esse parâmetro ativa ou desativa o restante das checagens sobre crediário (demais parâmetros abaixo) a respeito de uma pessoa. Ele vai indicar para o sistema se deve ou não ser feita alguma checagem a respeito de crediário de forma geral. Marcando esse campo o usuário ativa a configuração detalhada abaixo onde ele deve especificar os detalhes de como essa checagem deve ser feita.
Quanto ao vencimento das contas a receber: Nesse grupo de opções temos uma relação de 6 parâmetros que definem como o sistema deve se comportar quando for feito um fechamento de venda a prazo para um cliente que, eventualmente, venha a ter atraso de pagamento em seu crediário. A saber:
Bloquear: Marcando esse paramêtro, o usuário estará definindo que as Vendas em Crediário para a pessoas selecionada devem ser bloqueadas caso o comprador seja um cliente com atraso de pagamento em Crediário. Para completar a configuração o usuário deverá preencher o número 'n' de dias de tolerância (após o vencimento) que será concedido a todos os devedores em atraso. É importante saber que os prazos que geram as datas de vencimentos para as vendas em crediário são definidos nas condições de pagamento e esses 'n' dias de tolerância são contados a partir do vencimento do prazo configurado na condição de pagamento. Se o usuário define essa regra para sua empresa e coloca Zero como o número de dias de tolerância, quer dizer que não haverá prazo de tolerância. Ao selecionar essa opção é necessário definir no campo "Bloquear após (Dias):" a quantidade de dias que será permitido vender para aquele cliente sem o bloqueio.
Alertar: Neste caso valem as mesmas definições acima, só que a mensagem apresentada é de Alerta e não de Erro. Isso permite ao usuário decidir continuar o fechamento a respeito de problemas de atraso de pagamento do cliente. Os dias que definirão quando a alerta será exibida após o vencimento será definido em "Alertar após (Dias):".
Alertar e Bloquear: Neste caso será necessário preencher os dois campos (Dias de alerta e bloqueio). Primeiro o sistema vai considerar os dias de alerta, ou seja, irá alertar ao usuário ao vender no crediário até que os dias definidos para o bloqueio sejam alcançados, ai então o sistema irá começar a bloquear as vendas.
Ignorar:
Marcando esse item o usuário define que nenhuma mensagem deve ser apresentada na
checagem quanto ao vencimento de contas a receber. A operação poderá ser fechada
normalmente. Quando o total em contas a receber da pessoa atingir o limite de crédito: Nesse grupo de opções temos uma relação de 4
parâmetros que definem como o sistema deve se comportar quando o total em contas
a receber atingir o limite de crédito. A saber:
Bloquear a Venda no Crediário da pessoa: Marcando esse item, o sistema irá bloquear a
venda em crédito para esta pessoa, assim que for atingido o limite de crédito.
Exibir mensagem de Alerta: Marcando esse item, o sistema irá exibir uma
mensagem, codificada, para o usuário,
indicando que esta pessoa atingiu o limite de crédito.
Ignorar: Marcando esse item, o sistema irá ignorar o
limite de crédito desta pessoa.
Limite de crédito: Campo destinado ao limite de crédito da pessoa.
Quando o valor definido for 0 (zero), dependendo da opção selecionada em "Quando o total em contas a receber da pessoa atingir o limite de crédito",
o venda será bloqueado imediatamente.
Usar regra por
empresa: Para esse cliente deverá ser considerada a regra
especializada por empresa. Para isso deverá ser definido as especializações na
interface Config. regra por empresa
Mais detalhes sobre Política de Venda em Crediário Botão "Mais": Esse dispositivo dará
acesso ao complemento das configurações de Venda em Crediário dos Parâmetros de Configurações de Pessoas. Esse complemento vai permitir o
atrelamento das checagens sobre o estado geral de Crediário para todas as Pessoas com as checagens referentes à política geral de Venda em
Cheques Pré-datados também para todas as pessoas: Para todos os casos de checagens -Alertar: O sistema vai apresentar uma mensagem de alerta para a repetição e vai
permitir ao usuário decidir o que fazer, Continuar ou Cancelar.
-Bloquear: O sistema vai apresentar uma mensagem de erro impedindo a
inserção/modificação do registro até que o problema seja resolvido ou a edição seja cancelada.
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Tipo de validação quando existe cheque sem fundo pendente do Titular:
Tipo de validação quando existem cheques sustados pelo Titular:
Validação ao atingir o limite de cheques a compensar da pessoa (cliente):
Validação quando a venda a cheque estiver bloqueada para a pessoa (cliente):