Edição/Inserção de contas no Plano de contas em uso pela empresa
Nesta interface é feito o preenchimento dos campos necessários para inclusão
de uma nova conta ou alteração de contas do Plano de Contas da empresa.
Edição/Inserção de contas no Plano de Contas um Uso
Informações desta Interface
- Conta Mãe: É a conta que estava em foco ao clicar em inserir nova
conta.
-
Código da Conta: é possível informar um código numérico simplificado
para identificação da conta. Por exemplo, as empresas pertencentes à Rede
Smart de Supermercados devem informar os códigos descritos
aqui.
-
Nome da Conta: Nome da Conta que está sendo cadastrada.
-
Descrição da Conta: Descrição da Conta que está sendo cadastrada.
-
Conta do plano de contas referencial da RFB: Deve ser selecionada a
conta da RFB (Receita Federal do Brasil) que corresponde a conta que está
sendo cadastrada.
-
Cód. Conta Contador: Deve ser identificado nesse campo a conta do
plano de contas do contador responsável pela empresa que corresponde a conta
que está sendo cadastrada.
-
Natureza do grupo de Contas: permite ao usuário
definir a Natureza do grupo de Contas. As opções oferecidas são:
- Ativo
- Ativo Circulante Disponível
- Passivo
- Patrimônio Líquido
- Receitas
- Despesas
- Custos
- Resultado (Conta principal)
- Compensação
- Outras
- Grupo de Contabilização na DRE: permite ao usuário
definir o grupo das contas de resultados que serão contabilizados na DRE
(ver tópico Comportamento Padrão desta Interface). As opções oferecidas são:
- Receita Operacional Bruta
- Deduções da Receita Bruta
- Custo das Vendas
- Despesas Operacionais
- Despesas Financeiras Líquidas
- Outras Receitas e Despesas
- Provisão para IRPJ e CSSL
-
Permitir saldo negativo: permite o usuário definir se o
THOTAU permitirá saldo negativo nas contas: Permitir (marcado) ou Não
Permitir (desmarcado).
-
Conta Inativa: permite ao usuário definir o status da
contas: Inativa (marcado) ou Ativa (desmarcado).
Comportamento Padrão desta Interface
A caixa de seleção Grupo de Contabilização na DRE somente
será exibida quando as contas em foco forem de Resultados: Receitas, Despesas ou
Custos. Caso contrário, esta caixa de seleção, ficará oculta ao usuário.
A caixa de marcação Permitir saldo negativo somente ficará
habilitada quando o parâmetro Manter controle rígido sobre saldos das
contas (Permitir controlar saldos negativos em contas) da interface
Configuração de Parâmetros Gerais (do
módulo Configuração do Sistema) estiver definido (ou marcado).
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Plano de Contas em Uso pela Empresa
Interface Principal do Módulo